EXTINTORES DE INCÊNDIO

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Extintor para Enfeite


Extintor de Enfeite
Veja o absurdo...

Entendeu o aviso?
Apenas um adorno?


Extintor de Incêndio Sobre Rodas


Extintor de Incêndio Sobre Rodas

Ao abastecer o veículo em um posto de gasolina me deparei com esse interessante extintor de incêndio sobre rodas, mais conhecido como carreta, com agente extintor de CO2 (Dióxido de Carbono).
Não pude deixar de fotografar.

Observa-se que a válvula é de cilindro para gases diversos como oxigênio, acetileno, entre outros.
Possui até capacete de proteção da válvula como os cilindros industriais e medicinais.
Não possui difusor e punho.
Há um tubo metálico que é usado no lugar do difusor, que possui uma válvula metálica do tipo esfera para liberação da passagem do gás.




Abaixo um tradicional e regulamentado extintor sobre rodas, conforme normas ABNT NBR 15809, NBR 12790 e NBR 12791, essas duas últimas normas são aplicáveis ao cilindro.  



Segue link de manual do fabricante de extintor da marca Protege com os componentes regulamentados de um autêntico extintor sobre rodas para os amigos compararem:


http://www.protege.ind.br/download/ficha%20tecnica%20CO2%2010kg%20-%20R03.pdf

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Disposição Final do Extintor de Incêndio Descartável

  Disposição Final do Extintor de Incêndio Descartável

O extintor de incêndio ao ser descartado, deverá ser desmontado, para que cada material seja disposto de forma correta de acordo com a legislação ambiental vigente de cada Estado.
A descaracterização, ou seja, a destruição de cada material é importante para que este não venha ser reutilizado.
Toda empresa de reciclagem ou de disposição de resíduos, deve possuir Licença Ambiental, pois isto garante que a reciclagem/disposição será realizada de forma a minimizar os impactos ambientais.

Abaixo descrevemos a destinação de cada material que compõe o extintor de incêndio para o Estado de São Paulo, em cumprimento ao Decreto 8.468/76 – SP.
  • Corpo do extintor alça/gatilho, mola de aço-carbono – descaracterizar e enviar para a reciclagem.
  • Válvula plástica, bucha e tubo sifão - materiais de polipropileno podem ser reciclados, devem ser enviados de forma descaracterizada para a reciclagem.
  • Válvula e haste de latão – enviar de forma descaracterizada para a reciclagem.
  • Vedações de borracha – a borracha pode ser reciclada ou utilizada como fonte geradora de energia. Portanto é necessário que seja verificado qual a viabilidade econômica entre reciclar ou incinerar.
  • Carga de pó a base de Bicarbonato de Sódio ou Monofosfato de Amônio – É classificado como resíduo Classe II A, resíduo não perigoso e não inerte, conforme NBR 10.004.
Um estudo realizado pela Resil, através de análises químicas, comprovou-se que os componentes utilizados na fabricação do pó para extinção de incêndio, à base de monofosfato de amônio, constam na Listagem de aditivos permitidos pelo Ministério da Agricultura, para a fabricação de Fertilizante Mineral (Consultar Instrução Normativa 05 do Ministério da Agricultura, Anexo II).
Este material pode ser enviado à aterro ou ser reciclado, desde que, seja aprovado pelo Órgão ambiental do Estado, através de CADRI (Certificado de Aprovação para Destinação de Resíduos Industriais).
As informações acima foram fornecidas por técnicos da área ambiental, ligados a empresas associadas à ABIEX.



terça-feira, 13 de novembro de 2012

Anne Hathaway and Fire Extinguisher

A Bela Usando Extintor de Incêndio



A Bela Anne faz demonstração do uso de extintor de Gás Carbônico (CO2) no programa de Jimmy Kimmel


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Anel de Identificação de Inspeção do Extintor de Incêndio

Extintores de Incêndio - Fique de olho na inspeção do extintor comercial e residencial



Especialista no ramo explica recente Portaria do Inmetro sobre serviços de inspeção técnica e reparos nos extintores de incêndio. Uma das determinações diz respeito aos anéis de identificação externa de manutenção

“Quando você entrega o seu extintor de incêndio a uma empresa para fazer manutenção, não está entregando apenas um objeto, mas a segurança do seu patrimônio, da sua família, dos seus colaboradores. Se houver qualquer tipo de incêndio, e se o seu extintor não funcionar adequadamente, você, simplesmente, vai perder tudo o que construiu. Até a sua vida estará em jogo. É bom pensar nisso”, advertiu o comerciante Robson Pereira, proprietário da RPereira Extintores.


Robson Pereira adverte sobre cuidados que se deve ter ao enviar extintor para manutenção

Por se tratar de uma pessoa com amplo conhecimento sobre o assunto, a reportagem da Revista Sindpese o procurou para discutir sobre novidades acerca desses importantíssimos equipamentos de segurança. Sabe-se que desde 1º de janeiro deste ano, por meio da Portaria 206, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) determinou que os serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio somente deverão ser executados conforme os requisitos aprovados (Art. 4º). Cientificou, também, que as infrações aos dispositivos da Portaria e dos requisitos que aprovou sujeitarão o infrator às penalidades previstas na Lei 9.933, de 20 de dezembro de 1999 (Art. 6º).

Uma das novidades da Portaria 206 diz respeito aos anéis de identificação externa de manutenção, elementos de controle adicionados ao extintor de incêndio, com a finalidade de demonstrar que ele foi desmontado para realização dos serviços de manutenção. “Durante o serviço de reparo, é necessário retirar a válvula do extintor, substituir o pó velho por outro completamente novo, colocar um anel no gargalo do extintor e recolocar a válvula. Teoricamente, não haveria como colocar o anel identificador de reparos sem retirar a válvula, certo? Acontece que os anéis antigos eram lisos e sem ranhuras, o que facilitava fraudes. Usavam secador de cabelo para dilatar o anel e colocá-lo na válvula como se o extintor tivesse sido reparado”, explica Robson.



Fique atento: novo anel identificador de manutenção possui quatro linhas verticais e ranhuras

NOVIDADES NOS ANEIS

O antigo anel identificador de manutenção trazia o nome da empresa que fez o serviço e o respectivo ano. Agora, o Inmetro decidiu que não é mais necessária essa última identificação porque a cada ano o anel terá cor diferente. Para 2012, a cor é amarela. Além disso, o Inmetro criou um novo anel, com quatro linhas verticais de ranhuras. “Isso quer dizer que se hoje a pessoa for usar o secador, por exemplo, o anel vai quebrar ao invés de ser dilatado. A partir disso, a dificuldade para falcatruas aumenta”, destaca Robson.



Inmetro decidiu que a cada ano a cor do anel mudará. O amarelo representa 2012

Mesmo diante de todos os cuidados oferecidos pelo Inmetro, o empresário orienta verificar sempre se o anel possui algum tipo de colagem. “Se houver qualquer indicativo assim, quer dizer que o extintor não recebeu nenhuma manutenção”, alerta. “Muitas vezes, as pessoas estão mais preocupadas se vão gastar muito ou pouco na manutenção e acabam esquecendo de verificar se a empresa que vai fazer o serviço é confiável. Seguramente, afirmo que vão encontrar por aí preços milagrosos no mercado. Mas o que existe por trás disso? A possibilidade de não estar sendo feito absolutamente nada, exceto limpar externamente o extintor de incêndio. O Inmetro faz o possível e o impossível para controlar a manutenção do extintor com problemas, mas isso depende da consciência de cada um”, completa Robson Santos Pereira.

Por Alessandra Cavalcanti
Revista Sindpese
Fotos: Alessandra Cavalcanti