EXTINTORES DE INCÊNDIO

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fraude em Manutenção de Extintores no ES


TV Vitória mostra os riscos das fraudes na manutenção em extintor de incêndio

TV Vitória
Redação Folha Vitória
Reprodução TV VitóriaO núcleo de investigação da TV Vitória mostra os riscos que as fraudes em extintores de incêndio podem causar à população. Os anéis de segurança dos extintores mostram o ano e a empresa que realizou a manutenção do extintor e, só é possível colocá-lo corretamente no local, se o equipamento for desmontado, e é neste momento, que começa a fraude. Para reaproveitar a carga do extintor e diminuir os custos, algumas empresas simplesmente fingem que efetuaram a manutenção.
Com uma câmera escondida, uma equipe da TV Vitória levou extintores com a manutenção vencida em três empresas especializadas no serviço. O primeiro equipamento deveria ter recebido manutenção de nível dois, ou seja, deveria ter sido completamente desmontado, ter as peças vistoriadas, o recipiente pesado e só então, ser recarregado, o que leva tempo, mas o serviço foi realizado rapidamente.
E a rapidez no serviço pode ter uma explicação. O equipamento foi devolvido com o lacre rompido e, por isso, não é possível garantir que a manutenção foi feita. “No momento em que a manutenção no extintor não é realizada, nós não podemos garantir de forma alguma, que o equipamento possa ser usado de forma segura. A partir do momento em que a pessoa corta e coloca o lacre no extintor, ela não garante que o equipamento vá funcionar de forma segura”, explicou o capitão Sávio, do Corpo de Bombeiros.
Na segunda empresa foi entregue um extintor para manutenção de nível três, ainda mais complexa. Além da desmontagem, um teste hidrostático deveria ser realizado. O teste serve para avaliar a resistência do recipiente, a pressão e a capacidade de armazenamento. A revisão também deve incluir a substituição de peças, que estejam fora do padrão.
Ainda assim, com várias análises para serem feitas, a empresa se mostrou rápida na prestação do serviço.  Dois dias depois, a equipe da TV Vitória voltou à empresa para pegar o equipamento e no relatório, constava a manutenção de nível dois, diferente da que foi exigida. Além disso, o anel de manutenção do extintor foi rompido, indicando fraude.
Todos os extintores usados pela equipe da TV Vitória foram pesados em uma balança certificada pelo Inmetro e, segundo o instituto, a margem de tolerância é de 10% para mais ou para menos em relação ao peso da carga. Mas, depois da suposta manutenção, pelo menos dois casos levantaram suspeitas.

Antes de ir para a manutenção um dos extintores tinha cerca de 12 kg, quando deveria pesar cerca de 13kg, diferença constada inclusive pela empresa de manutenção. “O técnico me disse que, como o equipamento está vazio, ele só deve ser entregue daqui há dois dias”, explicou a atendente. Após ser feita a manutenção, o equipamento estava com praticamente com o mesmo peso, com uma diferença de apenas 260g e pior, abaixo do peso obrigatório.
Com o segundo extintor, a coincidência foi ainda maior, já que o equipamento entrou e saiu da manutenção com exatamente o mesmo peso. Todas as empresas apresentaram notas fiscais pelos serviços prestados, mas para o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), os indícios apresentados caracterizam fraudes contra o consumidor. “O consumidor está pagando por um serviço, que não está sendo prestado. E o papel do instituto é trabalhar junto com o Procon para minimizar as fraudes sofridas pelo consumidor”, explicou Sandro de Oliveira, diretor do Ipem-ES.
As empresas suspeitas de praticarem a fraude foram procuradas para dar explicações, mas em todas elas, nenhum responsável estava presente e os funcionários não estavam autorizados a dar declarações.