Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sinalização de Solo

De acordo com a ABNT, NBR 12693 de 1993, em seu item 5.3.5, a área mínima para demarcação de solo para extintores de incêndio, deverá ser de um metro quadrado, sendo um campo vermelho de 70 cm quadrado ladeado por faixas de 15 cm na cor amarela.

Cores: Vermelho Munsell 5R 4/14 e Amarelo Munsell 2,5 YG 9/14 ou 5Y 8/12

Infelizmente a revisão de 2010 da mesma norma não faz mais menção a sinalização de solo.
Por duas vezes, enviei e-mail para o CB-24 da ABNT abnt@abnt.org.br, que trata de Segurança Contra Incêndio questionando o assunto e não obtive retorno.

No Espírito Santo vale a Norma Técnica número 14 de 2010 do Corpo de Bombeiros Militar, que trata de Sinalização de Emergência,  item d "Sinalização de Equipamento de Combate a Incêndio e Alarme" fazendo alusão a área sinalizada em questão.


A sinalização de solo visa manter o espaço destinado ao extintor sempre livre para fácil acesso ao  mesmo.

Abaixo vemos o extintor perder espaço para planta ornamental.
Essa é uma das situações mais encontradas.


Mais obstrução...






170 comentários:

  1. No caso de ambientes de escritório, com piso acarpetado, ainda assim é obrigatória a demarcação da área do extintor no chão?

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo anônimo...
    É preciso sim. É geralmente em escritório que se tem mais problemas. Mudanças de layout frequente, invadem o espaço reservado ao extintor, que acaba muito das vezes, escondido atrás de uma porta, armário, e assim vai...
    Pode-se usar adesivos no local, que é mais prático,rápido e evita o incômodo dos tradicionais odores de tintas.
    No caso de ambientes acarpetados (é amigo, não tem saída), usa-se finos carpetes com a coloração da demarcação.
    Lembrando que a demarcação não pode ser motivo de possíveis acidentes em decorrência de tropeções.

    Abração e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Renato Brito, boa tarde.
    Sou Tecnico de Segurança do Trabalho na area da Construção Civil e estou em uma obra que tem seu termino para Setembro e tenho atualmente mais de 50 extintores entre co2, po e agua.
    Alguns ja estão com as cargas vencidas, mas nenhum deles com o teste hidrostatico vencido e tenho a incubencia de vende-los.
    Pergunto o que preciso providenciar para poder vende-los?
    Posso vende-los como sendo usados ou terei de vende-los como sucata?
    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  4. Amigo anônimo...

    Ofereça o lote de extintores a uma empresa que presta serviço de manutenção em tais equipamentos.
    Só seria sucata se estivessem reprovados em teste hidrostático. Como nem foram submetidos ainda a teste, consegue vendê-los como usados tranquilamente.

    Sucesso

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Estamos fazendo as demarcações do solo de onde trabalhamos e não sabemos se existe uma medida correta. É certo 80 cm por 80.Essa medida existe?Qual a medida correta?

    ResponderExcluir
  6. Oi amigão,

    A NBR 12693 define como "área mínima", 1 metro quadrado, sendo 70 centímetros em vermelho e a faixa amarela com 15 centímetros.

    Lembro que essa é a área mínima, podendo estender-se. Mantenha sempre a faixa amarela nos 15 centímetros.

    Espero ajudar....

    ResponderExcluir
  7. Amigo,

    A NR 23 não fala mais da sinalização no solo. A NBR 12693:2010 também não.

    Não precisa mais sinalizar o chão?

    Grato.

    ResponderExcluir
  8. Olá Márcio,

    Infelizmente a nova redação da NR-23 vei mostrar o quanto se leva em consideração os programas de prevenção de emergência no Brasil. Sonhava com a atualização da NR-23, a começar pelo nome, que, acredito ser tratada como "Proteção e Combate a Emergência", não apenas incêndio. Nem isso aconteceu.
    Com relação a sinalização, essa sim permanece, pois, os Corpos de Bombeiros mencionam em suas instruções técnicas e normas técnicas (IT ou NT de acordo com o estado).
    Aqui no Espírito Santo prevalece a NT-14 do ano de 2010.

    Link:

    http://www.cb.es.gov.br/files/atividadestecnicas/normas-tecnicas/NT%2014-2010%20Sinaliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20Emerg%C3%AAncia.pdf

    Caso de dúvida, acesse o site do Corpo de Bombeiros do seu estado para maiores esclarecimentos.

    Abração e obrigado pela participação.

    Att.

    Renato Brito

    ResponderExcluir
  9. Renato,

    Obrigado pelos esclarecimentos. Concordo com você quando se refere à atualização da NR-23 - uma regressão no meu modo de ver.

    Vou verificar aqui na Bahia se o Corpo de Bombeiros tem alguma instrução técnica sobre o assunto. Creio que não!

    Obrigado e abraço,

    Márcio

    ResponderExcluir
  10. Prezado quanto a sinalização horizontal (piso), como o Marcio citou: a NR 23 não fala mais nada e vc comentou sobre as IT ou NT. A Bahia ainda nao possui legislação para incêndio. Como proceder?

    ResponderExcluir
  11. Oi Luciano...
    Amigão, sei que não é fácil.
    Não havendo legislação local, tome como parâmetro as já existentes em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, que são modelos.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se nessa medida de demarcação pode ser colocado 2 (dois) extintores.

    abraços

    ResponderExcluir
  13. ola gostaria de saber se a empresa que me fornece os extintores é obrigada a me fornecer a identificação dos mesmo, pois uma empresa que me forneceu os extintores não mandou ennhum adesivo de identificação!!!!!! obrigado

    ResponderExcluir
  14. Alô Simão, tudo bem?
    Obrigado não é.
    Depende de como foi formatado o contrato com informação do pacote.
    É interessante, ético e prático, que tudo fique claro no ato da compra. Se contempla suporte (obrigatório quando se trata de extintor novo), placa de sinalização de parede e sinalização de solo (raro).

    Abração

    ResponderExcluir
  15. Pequisa no COSCIP que fala a respeito de sinalização de piso em área de extintor se vc for do estadao do RJ.

    ResponderExcluir
  16. Se for do estado do RJ ver COSCIP a respeito de demarcações de área de extintores, em caso de dúvida consulte no GOOGLE.

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcelo, tá valendo muito sua participação.
    O COSCIP - Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico foi regulamentado em 1976 e vale para o Estado do Rio de Janeiro apenas como peso de LEI. E o resto do país? Já no Google, encontra-se realmente muita informação sobre sinalização de solo. Muitas erradas e muitas sem respaldo normativo, a nível de Brasil.

    O que eu quero deixar bem claro, é reforçar que não temos atualmente nada mandatório, respaldo normativo que obrigue a sinalização de solo para extintores. A norma ABNT a NBR 12693 de 1993, fazia alusão a sinalização de solo para extintores. Sua revisão em 2010 trata praticamente de capacidade extintora e carga de incêndio. Em seus anexos, lamentavelmente não incluiu mais a sinalização.
    Os Corpos de Bombeiros Militares estaduais cobram o cumprimento das normas e muitos tem as suas próprias que variam de estado para estado.
    Já tentei contato via e-mail (abnt@abnt.org.br)com o CB - 24 da ABNT, que trata de Segurança Contra Incêndio e até hoje não obtive uma resposta esclarecedora sobre o assunto.
    Vantagem para quem não se preocupa com extintor de incêndio e tampouco mantê-lo em local desobstruído.
    Nosso problema são os constantes contatos de amigos de profissão, bombeiros, técnicos e engenheiros de de segurança, que nos questionam sobre o assunto e não temos algo concreto para passar.

    É lamentável como as questões sobre segurança contra incêndio no Brasil ainda estejam neste nível.

    ResponderExcluir
  18. NBR 7195 Cores para segurança.

    3.1.1 Vermelha
    3.1.1.1 É a cor empregada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio, e sua localização, inclusive portas de saída de emergência. Os acessórios destes equipamentos, como válvulas, registros, filtros, etc., devem ser identificados na cor amarela.
    Renato verifica no INMETRO se fala algo sobre demarcaçoes.

    ResponderExcluir
  19. OLÁ!
    Gostaria de saber se para colocar um extintor no chão se precisa de suporte, e qual seria o ideal?

    ResponderExcluir
  20. Precisa de suporte sim.
    Pode usar o do tipo tripé, que é vendido nas lojas de empresas de prestação de serviços de manutenção e venda de extintores.

    ResponderExcluir
  21. wagnercioe22@hotmail.com13 de janeiro de 2012 às 00:01

    Boa noite Renato Brito meu nome é Wagner sou 2º Ten da Polícia Militar de Pernambuco, sou encarregado do almoxarifado da unidade onde trabalho, gostaria de saber sobre a marcação correta no chão e as cores, para se colocar um extintor no almoxarifado, como também a altura que o extintor deve ficar do chão, por favor me envie wagnercioer22@hotmail.com, boa noite e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  22. Renato, muito legal o blog e os posts me ajudaram bastante.
    Valeu mesmo.
    HAmilton-Marinheiro

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Por favor, onde encontro a faixa para demarcar o solo em Belo Horizonte?

    ResponderExcluir
  25. Amigo, faça contato com empresas de manutenção de extintores de incêndio daí de BH, que eles te informarão.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Renato, antes de tudo parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de saber se o extintor pode ficar direto no chão? Onde há extintor e hidrante obrigatóriamente tem que haver demarcação? E essa seta que vc cita, é obrigatória tb? Precisa ter aquela sinalização de parede com a imagem do extintor ou algo parecido. Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Ola Renato me responde uma coisa a NR23 não menciona nada mais sobre a demarcação no solo para extintores e conforme vc citou CB aplica a NT-14/2010 então pq o proprio CB após uma vistoria libera uma local sem exigir a demarcação do solo para extintores, digo isso pq aconteceu na minha empresa.

    ResponderExcluir
  29. Oi Viviane, obrigado pela participação.
    Realmente as demarcações são recomendações dos Corpos de Bombeiro Estaduais (confira o site dos bombeiros de seu estado). A placa (seta) de parede também é obrigatória e tem que ser fotoluminescente (visível no escuro).

    Caso de dúvidas, faça contato.

    Abração...

    ResponderExcluir
  30. bom dia, eu trabalho em uma empresa, sou um colaborador da CIPA e da BRIGADA de INCENDIO, minha duvida é a seguinte: no caso aqui é loja no TERREO e o estoque é no PISO SUPERIOR, alem de sinalização de extintores na parede é necessario fazer demarcação em solo?

    desde ja agradeço!!!

    ResponderExcluir
  31. É necessária a demarcação de solo para evitar obstrução do extintor.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia.
    Gostaria de saber se é obrigatorio fazer a demarcação do extintor. Aqui no estado de Santa Catarina

    ResponderExcluir
  33. Bom dia.
    Gostaria de saber se é obrigatorio fazer a demarcação do extintor. Aqui no estado de Santa Catarina

    ResponderExcluir
  34. Ótimo texto e melhor ainda os esclarecimentos das perguntas Renato.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde Renato
    Por favor, qual é a medida correta para demarcação?

    Obrigada
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  36. Oi Ana Paula, obrigado pela participação.
    Como exposto acima, a área deverá ser de um metro quadrado, sendo um campo vermelho de 70 cm quadrado ladeado por faixas de 15 cm na cor amarela.

    ResponderExcluir
  37. OLA BOA TARDE QUERIA SABER O SEGUINTE O EXTINTOR CO2 ELE É MARCADO DA SEGUINTE FORMA PISO AMARELO E BORDAS VERMELHAS ESTA CORRETO ISTO ?

    ResponderExcluir
  38. Amigo anônimo...
    Conforme mostrado na foto título desta postagem, a demarcação de solo para extintores de incêndio possui um campo vermelho (cor segurança ou munsell) de 70 centímetros quadrados, tendo as suas quatro extremidades faixas amarela (cor segurança ou munsell)com 15 centímetros.

    Obrigado pela participação

    ResponderExcluir
  39. amigo, para estintores de parede também se faz obrigatória a sinalização no solo?

    ResponderExcluir
  40. Ok Guilherme,

    Independente de extintor de incêndio com suporte de parede, suporte tipo tripé ou sobre rodas (carreta), todos deverão possuir sinalização de solo para evitar que os mesmos sejam obstruídos e tenham o seu acesso dificultado.

    ResponderExcluir
  41. Renato, boa tarde.

    Mesmo o aparelho de extintor estando no tripé, é preciso colocar a sinalização no chão?

    Obrigada, Jociana.

    ResponderExcluir
  42. Respondido no comentário acima (26/07), obrigado...

    ResponderExcluir
  43. PODER SER AMARELO NO MEIO E VERMELHO NAS BORDAS?

    ResponderExcluir
  44. Negativo...
    O correto são bordas amarelas e campo central vermelho.

    ResponderExcluir
  45. Bom dia!

    Renato parabens pelo blog consegui tirar bastante duvidas.

    Obrigado pela força.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia!

    Renato gostaria de saber um seguinte. Aqui na empresa os extintores foram para a recarga. Queria saber o seguinte assim que eles voltam é obrigatório a empresa que fez este serviço me fornecer um laudo do que foi feito nos extintores correto?

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  47. Ola,

    Meu nome é Ivan, sou técnico em Segurança do Trabalho e sou novo na área gostaria de saber a respeito de guarda-corpo, pois onde trabalho há guarda-corpo porém eles são móveis e o pessoal tem o hábito de tira-los para facilitar o trabalho. Quero saber se posso mandar fazer um ferrolho ou algo do genero para fixa-los e permitir a remoção dos mesmos apenas para colocar materiais.

    ResponderExcluir
  48. Oi Ivan, obrigado pela participação...
    Lembro que guarda corpo é (EPC) equipamento de proteção coletiva, ou seja, é para proteção da força de trabalho, e não de apenas um indivíduo. Dependendo do tipo de trabalho ele servirá para fixar o talabarte do cinto de segurança, quando em trabalho em altura. Entendo quando o guarda corpo é móvel é porque o risco existente é temporário. Não sendo temporário tem que ser fixo, para a segurança de todos. Não sei se é o seu caso, mas, há a norma da ABNT NBR 14718, que trata do assunto. Ela te dá embasamento legal para cobrar da "chefia" e força de trabalho.

    Espero ajudar

    ResponderExcluir
  49. Bom dia Renato! Tenho um galpão e precisei colocar estantes em frente a um dos extintores. Posso colocá-lo na face de uma estante, colocando toda a sinalização de segurança? Inclusive a pintura no chão.

    ResponderExcluir
  50. Renato, muito legal sua pagina! Esta tirando varias duvidas.
    Pode por favor me responder se deve ter a sinalização amarela também? Na empresa onde trabalho a area do extintor é apenas vermelha.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  51. Oi Camila, obrigado pela participação e desculpa pela demora no retorno.
    Esclarecendo: aqui no Espírito Santo nos embasamos na norma técnica do Corpo de Bombeiros do Estado, a NT-14 de 2010, que trata de "Sinalização de Emergência". Nela está bem clara que a sinalização de solo para extintores deverá seguir as dimensões e colorações descritas conforme desenha acima.

    Espero ajudar...

    Att.

    Renato Brito

    ResponderExcluir
  52. Conforme nova regulamentação da NBR, não há mais necessidade de demarcação de solo para extintores em áreas administrativas (escritórios, lojas, galerias e shoppings), somente permanece para a área industrial

    ResponderExcluir
  53. É lamentável...Com a demarcação ainda encontramos extintor obstruído e com a "não" necessidade de demarcação, acontece o que vemos sempre em lojas, escritórios, galerias, shoppings...extintores totalmente escondidos.
    Os donos de estabelecimentos se agarram a essa "não" necessidade, enxergando apenas os custos com tinta e mão de obra, esquecendo a real necessidade de tornar o acesso ao extintor facilitado.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia!
    Não encontrei nada na legislação relacionada ao assunto que mencione o mini capacho, tampouco qualquer site contendo a especificação produto.
    Sem essas informações, sinto dificuldades em analisar se a equipe do PMA pode utilizar o produto.
    Outra coisa a ser levada em consideração é se o produto atende às dimensôes estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros, que é de 1,00x1,00 m, com bordas amarelas de 15cm e se a espessura e aderência do capacho não provocará acidentes e tropeços durante uma ação de combate a incêndio.
    Espero ter colaborado de alguma forma.

    Juscelino Rodrigues

    ResponderExcluir
  55. Bom dia!

    Meu nome é Ivete,trabalho na função de Téc.Seg.Trabalho, trabalho em uma construtora onde possui várias obras, onde o estoque central de EPIs fica no escritório estou encontrando dificuldade em controlar o estoque, gostaria se possivel me orientase qual é a melhor forma de controle nessa situação, ou se possivel me enviase uma planilha de controle. Grata
    Gostaria de saber

    ResponderExcluir
  56. Oi Ivete, tudo bem?

    Olha, busque no GOOGLE que você encontra de tudo sobre controle de EPIs, inclusive planilhas que com certeza vão te atender.

    Abração e Sucesso

    ResponderExcluir
  57. Bom dia!
    Meu nome é Victor e trabalho em um escritóiro, gostaria de saber se é verdade que para cada cômodo do escritório deve haver um extintor e se for falso, quantos extintores eu devo ter?

    ResponderExcluir
  58. Alô Victor, tudo bem contigo?
    A norma ABNT NBR 12693 estabelece que uma área inferior a 50 m2, pode-se usar apenas uma unidade extintora. Não sei se você se enquadra.
    Em se tratando de escritório, a carga de incêndio predominante envolve papel e madeira. 01 extintor de incêndio de água pressurizada 10 litros te atenderia, lembrando que em se tratando de risco baixo, a distância máxima a ser percorrida até o extintor é de 25 metros.

    Espero ajudar...

    ResponderExcluir
  59. Bom dia, sou técnico de segurança do trabalho em uma panificadora e gostaria de saber se essa informação de não haver necessidade de demarcação do solo em área administrativa é real, teria como me passar a fonte ?
    Grato, Michel Nunes.

    ResponderExcluir
  60. Bom dia, sou técnico de segurança do trabalho e gostaria de saber se a informação sobre não haver necessidade de sinalização do solo em área administrativa é verdadeira, teria como me passar a fonte ? grato.
    Michel Nunes

    ResponderExcluir
  61. Ola, atualmente fiquei incubido de verificar as areas de demarcacoa dos extintores(solo) em um deposito de mercadorias. Incrivel como as pessoas nao entendem a importacia dessas areas livres.Hoje me deparei com uma cena incrivel.As funcionarias da limpeza da loja, foram jogar o lixo fora, e passam por dentro do deposito.Ao deparar com o portao trancado, amontoaram os sacos plasticos na area demarcada para o extintor.Incrivel foi o trabalho delas em ocupar somente a area vermelha,deixando a linha amarela desobstruida. Pessoal, nos ajudem a salvar vidas.

    ResponderExcluir
  62. gostaria de saber se é preciso sinalizar local de extintor tipo carreta no chão e na parede , ou só uma dessas sinalizações basta

    ResponderExcluir
  63. Afirmativo...
    A sinalização de solo é para evitar obstrução do acesso ao extintor e a sinalização de parede é para o usuário visualizar o extintor à distância e identificar o tipo de agente para a classe de incêndio específica.

    ResponderExcluir
  64. Meus amigos prevencionistas...

    Lembro que a sinalização dos extintores de incêndio é necessária.
    É justamente em ambientes como escritório que na maioria das vezes há a obstrução. Armários, plantas, impressoras, mesas, estão sempre dificultando o acesso, quando muitas das vezes acabam por escondê-los. Eu como TST e bombeiro civil, em todas as empresas em que trabalhei consegui juntamente com a equipe de prevenção e combate a emergência, implantar as sinalizações até mesmo em área administrativa.

    Abraço à todos

    ResponderExcluir
  65. Prezado Renato, o quadrado vermelho de sinalização de segurança, de 70cm precisar ser realmente preenchido ou uma fita adesiva cumpre a função? E como fica os pisos em granito de shoppings e prédios comerciais e de escritórios, a fita adesiva é uma solução ou se precisa pintara o granito de vermelho e amarelo?

    ResponderExcluir
  66. Olá, Renato! Parabéns pelo blog!
    Trabalho em uma empresa de alimentos e as sinalizações de solo dos extintores estão gastas e praticamente não aparecem. Gostaria de saber se há alguma tinta específica de maior durabilidade para que eu possa fazer outra pintura. Sei também da existência dos adesivos, mas não tenho interesse neles. Por favor, me ajude com esta dúvida.


    ResponderExcluir
  67. Prezado Renato, sou técnico de segurança de uma Universidade e recebi uma fiscalização do MEC, onde me foi apontado pelo vistoriador que, não se aplica mais extintores nas paredes, somente no solo. Fiquei numa duvida e fui pesquisar, não encontrei nada referente a isso e na coscip aqui do RJ, não foi alterada. Gostaria de saber de ti, se foi mudado alguma coisa na ABNT ou algo do tipo, pois estou consultando os amigos TST e até agora, não obtive respostas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  68. Prezado TST, trabalho na indústria de petróleo e recentemente fomos vistoriados pelo CBM do Estado do Espírito Santo e não houve questionamentos sobre extintores fixos em suporte de parede.
    Ao contrário, fizeram apenas alusão sobre a altura da placa de sinalização de extintor em parede que deve ser de 1, 80 m. Logo, não procede a obrigatoriedade de instalação no solo.

    Atenciosamente

    Renato Brito

    ResponderExcluir
  69. ola dr.renato brito,tudo bem?Geralmente pouco abro a internet pra navegar,mas li os questionamentos acima,e confesso que gostei muito do seu blog,tem muita coisa interessante.Estou fazendo o curso de tst,e estou terminando.Segundo li no artigo do "anonimo" acima,não existe nenhuma lei ou base legal que proíba a instalação de extintores somente nas paredes,somente nos tripes.Aqui no estado do Parana,eles ainda pedem que coloquemos na altura de 1.60cm,porque se deixar no solo,alguma criança pode romper o lacre,destravar e acionar o extintor.Como é o MEC que manda,é melhor fazer o que eles pedem,mas fazendo uma atas com um termo de responsabilidade de que o vistoriador do MEC,esteja ciente de que está seguindo as ordens dele,e não esta seguindo as normas exigidas do CB local.Se fosse eu,faria isso,agora,se estiver errado de acordo com esse procedimento,desculpe-me..
    ass:Alberto-Maringa

    ResponderExcluir
  70. Amigos, vamos para a Instrução Técnica número 21 do ano de 2011 (bem atual), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo.

    Em seu item 5.2 Instalação (Extintores):

    5.2.1 Extintores portáteis

    5.2.1.1Quando os extintores forem instalados em paredes ou
    divisórias, a altura de fixação do suporte deve variar, no má-
    ximo, entre 1,6 m do piso e de forma que a parte inferior do
    extintor permaneça, no mínimo, a 0,10 m do piso acabado.

    5.2.1.2 É permitida a instalação de extintores sobre o piso
    acabado, desde que permaneçam apoiados em suportes
    apropriados, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m
    do piso.

    Não há o que discutir: são aceitos instalações em parede e sobre o piso.
    Se bem que as legislações dos Bombeiros variam muito de estado para estado, mas, essa condição de instalação é básica para todos.

    Abraço aos Amigos Prevencionistas

    Renato Brito

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde, trabalho em um escritório e estou fazendo o curso tst e reparei alguns detalhes na empresa que eu trabalho,pois a mesma tem muita coisa que não ajuda o trabalhador em acidentes ex. vidro de mesa rachado,portas de vidros sem adesivo de entrada e saida,por sinal clientes ja bateram de frente e nada se resolveu,em epoca de chuva ele quer usar de td jeito na entrada da empresa um pano de chão,mais sei que é perigoso,pois temos clientes velinhos e deficientes os donos sabem disso e nada querem resolver,pois ja fiz a minha parte e nada deles.o que deve fazer?

    ResponderExcluir
  72. A fita adesiva substitui a pintura no chão para extintor de parede ?

    ResponderExcluir
  73. A fita simplesmente não. Tem que ser o quadrado com as medições padrão, podendo ser adesivado.

    ResponderExcluir
  74. qual é a medida p/ coloca extintor no chão e altura.

    ResponderExcluir
  75. Bom dia Sr Renato.

    Meu nome é DAMIÃO, BOMBEIRO CIVIL RJ.
    Gostaria de saber se é de forma legal, o profissional BOMBEIRO CIVIL, poder pintar as demarcações dos extintores, hidrantes, caixa preventivas E também fixar suportes nas paredes para extintores, macas ? para evitar entrar em áreas como da infraestrutura que tem profissionais que realizam esta atividade, dentro da Empresa que trabalho. damiaorocha@oi.com.br

    ResponderExcluir
  76. Alô Damião, obrigado pela participação...

    Não vamos ter tanta preocupação com o fato de poder ou não poder realizar a pintura. A sinalização tem que existir. É sabido por todos que o bombeiro é um cidadão focado em emergência, mas nada impede que faça a pintura. Vai depender muito da empresa em que ele trabalha e se há profissional do ramo.

    Tudo que é equipamento de emergência tem que ter o controle pelo bombeiro ou alguém ou equipe de SMS. Todas as atividades que você listou são trabalhos de bombeiro. Se a sua empresa possui equipe para tais serviços, não há problema. Só lembrar que devem ter conhecimento técnico com relação a altura da sinalização e suporte para fixação do extintor.

    Abração

    ResponderExcluir
  77. Olá !

    Qual o padrão em metros que o extintor deve ficar distante do solo ?

    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  78. bom dia gostaria de saber se não for feito a sinalização no local o que acontecer .

    ResponderExcluir
  79. O Corpo de Bombeiro poderá não liberar a regularização para funcionamento do empreendimento e/ou evento...

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde renato..
    é nescessario haver estintor nas dependencias do gerador , aqui no estado do RS?

    ResponderExcluir
  81. Ola em minha cidade os bombeiros estão solicitando que a identificação aérea tenha o cnpj do fabricante. Realmente isso é necessário, terei que trocar todas da empresa onde eu trabalho?
    por favor me encaminhe a resposta por email, adriana.gomes231@gmail.com Grata!!!

    ResponderExcluir
  82. Olá Roberto,
    O gerador de energia é alimentado por óleo diesel, logo, se faz necessário a proteção por extintor de incêndio.

    ResponderExcluir
  83. QUAL A NR QUE FALA SOBRE EXTINTORES

    ResponderExcluir
  84. Caro anônimo...
    Não há NR específica para extintores de incêndio.
    A nova NR - 23 não especifica maiores informações como a antiga, que detalhava agentes extintores, classes de incêndios e outras situações.
    Há as normas ABNT NBR15808 e NBR 15809 que tratam de extintores portáteis e extintores sobre rodas, respectivamente.
    Há ainda a NBR 12693 que trata de proteção por extintores de incêndio.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia gostaria de uma ajuda tenho de demarcar todos os extintores e pelo que entendi todos devem ser demarcados os que estão acima de 1,20 e oas que estão no chão é isto ? e dizem que tem de ser 70cm amarela e 15 vermelha e outro restante?

    ResponderExcluir
  86. Positivo Alexandre...
    O objetivo da demarcação é a de evitar que o acesso ao extintor esteja obstruído.
    O campo interno deve ter 70 cm na cor vermelha e a externa 15 cm na cor amarela.

    ResponderExcluir
  87. Bom dia!
    Renato Brito,
    Eu sei que a demarcação do extintor é de 1x1, e 70 cm na cor vermelho e 15 cm na cor amarela
    Mais eu gostaria de saber se na demarcação do extintor se eu posso pintar as bordas de preto. Se não por que??

    ResponderExcluir
  88. Bom dia!
    Renato Brito,
    Eu sei que a demarcação do extintor é de 1x1, 70 cm na cor vermelha e a externa 15 cm na cor amarela.
    Mais gostaria de saber se eu posso pintar as bordas da demarcação de preto?? Se não, por que???

    ResponderExcluir
  89. Lucas...
    Esse é o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas e dos Corpos de Bombeiros...

    ResponderExcluir
  90. boa tarde é necessário demarcar o extintor 23 , o que tem as rodas?

    ResponderExcluir
  91. Alô Alexandre...

    Extintores sobre rodas (NBR 15809) também deverão possuir demarcação de solo.

    ResponderExcluir
  92. vc tem algumas exemplos para serem colocados no blog, fotos? abraços me camarada e tudo de bom para vc.

    ResponderExcluir
  93. Alexandre,

    Busque no Google imagens sobre sinalização de solo para extintores.

    Atenciosamente

    Renato Brito

    ResponderExcluir
  94. olá ,bom dia me dê um exemplo de uma fita de solo para demarcação e tenho duas salas que são todas em carpetes,como devo proceder? pode me ajudar? tem algum, exemplo? abraços!!!

    ResponderExcluir
  95. Alô Alexandre, há sinalização de solo para extintores em forma de tapete, carpete e em vinil. Fita não é recomendado.

    Você encontra fornecedores no Google.

    ResponderExcluir
  96. Renato, Boa tarde!

    Quero ministrar treinamento de Princípios de combate a incêndio, só que tenho que dar a prática também, correto?
    Se possível, teria como me ajudar a como dar esta prática, que material utilizar, qual recipiente, enfim...uma ajuda mesmo.

    Obrigado.

    t.vidigal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  97. Renato, boa noite!

    eu trabalho em uma pequena empresa aqui em brasília e temos na faixa de 54 extintores sem marcação nenhuma no chão apenas na parede com placas fluorecentes, sendo assim queria saber com você se é necessário marcar o chão, qual é a medida e as cores da fita.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  98. Olá Renato,
    Pergunta : Tenho um extintor na parede, com a altura e marcação no solo conforme as normas. Posso colocar, em frente ao extintor, mas fora da área demarcada, um vaso de pequeno porte que não prejudica a visão do mesmo ? Obrigado pela ajuda

    Marcel

    ResponderExcluir
  99. Amigo anônimo...
    O vaso de "pequeno porte" não prejudicará a visão do extintor, mas, com certeza atrapalhará o acesso ao mesmo em caso de necessidade.

    Atenciosamente

    Renato Brito

    ResponderExcluir
  100. Sou tecnico em segurança do trabalho e estou fazendo as demarcações no piso de um refeitório, estou fazendo usando fita adesiva na cor padrão, porem a fita se souta do piso e não fixa o que fazer?

    ResponderExcluir
  101. Há no mercado demarcação em vinil que pode ser colada no chão e com alta resistência. Pode fazer também plotagem. Outra opção pode ser uma espécie de tapete anti-aderente, e em último caso vem a pintura de solo.

    Atenciosamente

    Renato Brito

    ResponderExcluir
  102. Renata, Excelente trabalho !!!!
    São de profissionais assim ( multiplicador da segurança ) que precisamos !!!!

    ResponderExcluir
  103. Renata, Excelente trabalho !!!!
    São de profissionais assim ( multiplicador da segurança ) que precisamos !!!!

    ResponderExcluir
  104. Desculpe se a pergunta que vou fazer já foi respondida, mas qual a altura minima do piso até o início do corpo do extintor extintor? A Nr 23 não cita. Por exemplo eu posso fixar um extintor a apenas 30 cm de altura.

    ResponderExcluir
  105. Desculpe se a pergunta que vou fazer já foi respondida, mas qual a altura minima do piso até o início do corpo do extintor extintor? A Nr 23 não cita. Por exemplo eu posso fixar um extintor a apenas 30 cm de altura.

    ResponderExcluir
  106. Desculpe se a pergunta que vou fazer já foi respondida, mas qual a altura minima do piso até o início do corpo do extintor extintor? A Nr 23 não cita. Por exemplo eu posso fixar um extintor a apenas 30 cm de altura.

    ResponderExcluir
  107. cuidado!!! a medida correta é de 1metro quadrado e a altura é de 1metro e vinte centimetros ok
    TST Carlos Alberto

    ResponderExcluir
  108. Bem amigo, a medida é de 1 metro quadrado por 1 metro e vinte centimetros de altura ok .

    ResponderExcluir
  109. A medida é de 1 metro quadrado por 1 metro e vinte centímetros de altura ok

    ResponderExcluir
  110. Senhores,

    A NBR 12693/2013 em 5.7 diz: os extintores portáteis devem ser instalados nas seguintes condições:

    a) sua alça deve estar no máximo a 1,60 m do piso; ou
    b) o fundo deve estar no mínimo a 0,10 m do piso, mesmo que apoiado em suporte.

    ResponderExcluir
  111. Ola Renato, sou estagiaria de TST e gostaria de saber se pode colocar 2 extintores em uma mesma marcação.

    att, Pâmella Tavares.

    ResponderExcluir
  112. Obrigada, me ajudou muito você nem tem noção rs
    Sucesso pra você :)

    ResponderExcluir
  113. Instalo equipamentos e visualizei seu blog pesquisando sinalização de solo com fita adesiva, achei legal.

    ResponderExcluir
  114. Boa noite. Visualizei seu blog ao pesquisar sobre sinalização de solo com fitas adesivas, achei legal sua ação em ajudar.

    ResponderExcluir
  115. Boa tarde..me tira uma duvida trabalho em um cinema onde o bombeiro responsavel disse que os extintores fixados no local a uma altura de 1.20 estao de acordo elw i formou como nao tem como fixalos a altura de 1.60 entao pode ser fixado a uma altura minima de 1.20 sendo que entao pode variar o extintor de parede de 1.20 a 1.60 procedi isso?

    ResponderExcluir
  116. Renato, boa tarde.
    Eu tenho visto que em muitos shoppings não estão fazendo a demarcação no solo dos extintores e hidrantes, em compensação a Identificação com placas estão muito boas. Minhas pergunta é, tem alguma NBR, IT ou NT que fala da obrigação da demarcação no solo do extintor ou hidrante??

    Meu nome é Vicente. Sou TST aqui em Manaus.

    ResponderExcluir
  117. Oi Vicente,

    A antiga norma NBR 12693 fazia alusão a sinalização de solo e a nova não informa mais. Aqui no Espírito Santo, a NT 14 de 2010 do Corpo de Bombeiros do Estado cobra a sinalização. Como as NT dos bombeiros variam de estado para estado, confira no site dos bombeiros do Amazonas, ok?

    Abração

    ResponderExcluir
  118. Boa tarde, meu nome é Roberto e estamos com processo de aprovação de projeto, minha duvida é se tem necessidade de fazer sinalização de solo de todos os extintores colocados no posto ?

    ResponderExcluir
  119. Caro Roberto, infelizmente não há mais norma da ABNT fazendo alusão a sinalização de solo, que tem como intenção evitar obstrução do acesso aos extintores de incêndio, hidrantes, alarmes de emergência... Porém, aqui no Espirito Santo a NT - 14 do Corpo de Bombeiros faz essa exigência. Confira a NT dos Bombeiros do seu estado para servir de respaldo legal.

    Abração

    ResponderExcluir
  120. Meu amigo, Renato Brito. Vc estar de parabéns pelas suas respostas. Isso ajuda muito a quem não conhece ou tem alguma dúvida na norma. Eu tb sou Técnico em Segurança e Gestor Ambiental. Até eu tinha uma dúvida e acabei tirando nos seus comentários. Que Deus! Abençoe sempre vc.

    ResponderExcluir
  121. Meu amigo, Renato Brito. Vc estar de parabéns pelas suas respostas. Isso ajuda muito a quem não conhece ou tem alguma dúvida na norma. Eu tb sou Técnico em Segurança e Gestor Ambiental. Até eu tinha uma dúvida e acabei tirando nos seus comentários. Que Deus! Abençoe sempre vc.

    ResponderExcluir
  122. Boa tarde Renato.

    Estou aqui novamente pra faze outra pergunta.
    Trabalho aqui na Infraero e recentemente o setor de contra incêndio me questionou sobre o extintor que veio nos carro de incêndio. Eles viram da Itália e as informações do extintores estão em Italianos. Minha pergunta é, se alguma norma fala que os extintores tem que estar com as informações na língua portuguesa (que seria o obvio) e consequentemente tenho que trocar esses extintores?

    Sou Vicente, TST aqui na Infraero Manaus.

    ResponderExcluir
  123. Portaria 55 INMETRO

    A identificação da certificação no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC tem por objetivo indicar a existência de nível adequado de confiança de que os extintores de incêndio fabricados ou importados estão em conformidade com este Regulamento.

    ResponderExcluir
  124. RENATO, PRIMEIRAMENTE PARABENS PELA PROPRIEDADE NO ASSUNTO E PELA PRESTEZA EM SANAR AS DUVIDAS DOS LEITORES.
    GOSTARIA DE SANAR MINHA DUVIDA, NÃO ENCONTRO A IT 21 ATUALIZADA PARA SÃO PAULO, TUDO INDICA QUE ESTA PARA REVISÃO 2015. POREM TENHO PROJETOS A FINALIZAR E NAO POSSO ESPERAR ATE QUE SAIAM,
    JA FAZ UM TEMPO QUE NAO OBSERVO MAIS A DEMARCAÇÃO DE SOLO DOS EXTINTORES, ATE EM ESTABELECIMENTOS NOVOS E GRANDES QUE PROVAVELMENTE PASSARAM POR PROCESSE AUTO DE VISTORIA.

    E MEU CASO SE TRATA DE LOJAS, COM O PISO COM ACABAMENTO FINO E CARO, NO CASO ENTÃO ESTA E MINHA DUVIDA COM RELAÇÃO A SÃO PAULO.

    OBRIGADO AMIGO!

    ResponderExcluir
  125. Alô Cem Crise Produções,

    Obrigado pela participação...

    Aqui no Espírito Santo existe NT dos Bombeiros que cobram a sinalização de solo.
    Porém as NTs dos Bombeiros, infelizmente variam de estado para estado...

    Existem soluções criativas, bonitas e práticas para sinalização de solo para extintores de incêndio.
    Concordo que nem todo piso combina a pintura... Então existe a plotagem em vinil auto adesiva e também os tapetes e carpetes anti derrapantes,
    O objetivo é manter os aparelhos extintores desobstruídos e a sinalização de solo é fundamental para tal.

    ResponderExcluir
  126. Boa tarde, você saberia me dizer em que lei, decreto, norma, diz que o comprimento das mangueiras tem que ter 30 metros, pois aqui no prédio tem 15 metros e uma empresa comentou que teria que ser de 30 metros.

    Em relação à pintura no solo, perguntei ao Corpo de Bombeiros aqui no RJ e a resposta foi: "A pintura no chão geralmente é feita em indústrias. Não vejo necessidade no seu caso." A pergunta foi referente a um prédio residencial.
    obrigado

    ResponderExcluir
  127. Bom dia Companheiro Renato

    Minha dúvida é, encontrei extintores onde sua composição é de Bicarbonato de Sódio e no seu rótulo está falando que é um extintor ABC, falo isso por que os extintores da KIDDE são ABC com o fosfato Monoamonico. A minha pergunta é, O extintor de bicarbonato de sódio é ABC?
    Agradeço a atenção.
    Menu Nome é Vicente, sou TST aqui em Manaus.

    ResponderExcluir
  128. Alô Vicente,

    Saudações Manauaras... (saudades dessa terra...)


    O extintor de bicarbonato de sódio ou de bicarbonato potássio é BC e não ABC.
    Fique atento a possibilidade de fraude.

    Abração

    Renato Brito

    ResponderExcluir
  129. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  130. Bom dia!

    Gostaria de parabenizar o colega Renato, por abordar um tema tão pouco difundido.

    A antiga norma NBR 12693 fazia alusão a sinalização de solo e a nova não informa mais, (a área deverá ser de um metro quadrado, sendo um campo vermelho de 70 cm quadrado ladeado por faixas de 15 cm na cor amarela.)
    Acredito o seguinte, quanto mais bem sinalizado melhor, por via das dúvidas continuar com a sinalização de solo seria uma boa, sabendo que mesmo com a sinalização ainda encontramos locais obstruídos e extintores escondidos de difícil acesso.

    ResponderExcluir
  131. Renato, bom dia !

    Gentileza, gostaria de saber qual a altura correta é utilizada a placa de sinalização para extintores com suporte de piso ?

    ResponderExcluir
  132. oi, qual é a atura certa que deve ficar um extintor em uma oficina de raparaçao de automóveis

    ResponderExcluir
  133. Qual é a altura certa que deve ficar um extintor em uma oficina de reparação de automóveis?

    ResponderExcluir
  134. Oi Daniela, a altura é 1,6 m e a placa de sinalização deve ter sua base a 1,8 m do solo. Lembro que é normativo pelos Bombeiros para todas as edificações.

    ResponderExcluir
  135. Olá Renato, se eu tenho um extintor na parede com placa de sinalização eu preciso sinalizar o Solo também?? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  136. Olá Renato, se eu tenho um extintor na parede com placa de sinalização eu preciso sinalizar o Solo também?? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  137. Ola boa tarde!
    Gostaria de saber se deixando o extintor no chao sem suporte compromete a eficacia dele.... obrigada dese ja

    ResponderExcluir
  138. gostaria de saber se deixando o extintor no chao sem o suporte pode comprometer a sua eficacia...agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  139. Gostei, pois as informações foram muito úteis!

    ResponderExcluir
  140. Bom dia! Em uma outra empresa observei que os extintores eram sinalizados apenas com a cor vermelha no piso. Ao perguntar para a engenheira de segurança do trabalho, a mesma me falou que tanto a NR 23 como a 26 deixam claros que as bordas amarelas devem ser apenas nas setas de identificação, e não no piso. Como a atualização da 12693 não fala mais em sinalização do solo, o seu post não necessitaria de uma atualização?

    ResponderExcluir
  141. Oi Luccas, obrigado pela participação... Infelizmente não há mais norma da ABNT fazendo alusão a sinalização de solo, que tem como intenção evitar obstrução do acesso aos extintores de incêndio, hidrantes, alarmes de emergência... Porém, aqui no Espirito Santo a NT - 14 do Corpo de Bombeiros faz essa exigência. Confira a NT dos Bombeiros do seu estado para servir de respaldo legal.

    Renato Brito

    ResponderExcluir
  142. Olá Renato, boa noite!
    Sou estagiária de segurança do trabalho e tenho uma duvida:
    Todo o extintor é obrigado a ter demarcação de pintura no chão ou apenas uma placa/adesivo acima do extintor já é válido?
    Agradeço desde já,

    Boa noite!

    ResponderExcluir
  143. Olá Renato, boa noite!
    Sou estagiária de segurança do trabalho e tenho uma duvida:
    Todo o extintor é obrigado a ter demarcação de pintura no chão ou apenas uma placa/adesivo acima do extintor já é válido?
    Agradeço desde já,

    Boa noite!

    ResponderExcluir
  144. Procure informação com o Corpo de Bombeiros de seu estado. Aqui no Espírito Santo, a NT-14 dos Bombeiros cobra a sinalização de solo. Como as normas variam de estado para estado, seria interessante esta indagação com a corporação de seu estado.

    Att.: Renato Brito

    ResponderExcluir
  145. pode me dizer se tem alguma norma de suporte de piso de extintor

    ResponderExcluir
  146. Alô Thiago Testi...

    Obrigado pela participação.

    Não há norma para fabricação do suporte, porém a norma ABNT 12693 no seu item 5.7 b informa que o fundo do extintor de incêndio deve ficar no mínimo a 10 cm do solo.

    ResponderExcluir
  147. Temos tudo que você precisa !

    acesse : www.kpsbombeiros.com.br

    Assessoria completa
    Obtenção e renovação do AVCB
    Elaboração de projetos técnicos
    Revisão mensal e anual conforme NORMAS TÉCNICAS
    Vistorias técnicas
    Adequações de projetos técnicos aprovados
    Formação e treinamento de Brigada de incêndio
    Curso de Primeiros socorros
    Elaboração de F.A.T.
    Emissão de ART elétrica
    Emissão de ART de sistema
    Manutenção de equipamentos
    Rede hidráulica para incêndio
    Sistema GLP
    Central de alarmes de incêndio
    Alarmes de incêndio
    Hidrantes e magotinhos
    Botoeiras de bomba e alarme
    Bomba de incêndio
    Teste de mangueira
    Rede de splinklers
    Detectores de fumaça
    Luminárias de emergência
    Extintores
    Setas indicativas de rota de fuga
    Sinalização para equipamentos
    Pintura de solo
    Corrimãos

    ResponderExcluir
  148. Olá, boa tarde não sei se já fizeram essa pergunta, eu sou estagiário de Eng. Civil e gostaria de saber na questão de sinalização de extintores, a sinalização de solo(o local de 1 m2, de faixa amarela e fundo vermelho) ela é obrigatória tanto em locais internos como externo? Pq nunca vi na pratica em locais internos de edificações a demarcação, e outra na norma tem alguma coisa falando so essa diferença de local? E qual norma seria?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  149. É obrigatorio na placa de sinalização ter o agente extintor?
    O extintor pode ficar algum metro fora da sinalização ou isso seria referente a planta de incendio?

    ResponderExcluir
  150. É obrigatorio na placa de sinalização ter o agente extintor?
    O extintor pode ficar algum metro fora da sinalização ou isso seria referente a planta de incendio?

    ResponderExcluir
  151. Caro Anônimo,

    É interessante ter o agente extintor na placa para não gerar dúvidas em que tipo de princípio de incêndio usar, principalmente para leigos.
    O extintor tem que ficar dentro da área sinalizada, que em caso de projeto apresentado ao Corpo de Bombeiros, é cobrado a correta localização.

    Att.:

    Renato Brito

    ResponderExcluir
  152. Boa Tarde, referente a obrigatoriedade da sinalização de solo ela existe?
    onde posso ter acesso anbr que fala sobre esse assunto.
    regeniltonsales@gmail.com

    ResponderExcluir
  153. Boa tarde!
    Sou estudante do curso de técnico de segurança aqui na Bahia.
    Gostaria que vc me respondesse como devo agir em relação aos extintores de incêndio de um frigorífigo que não possue nenhuma demarcação no solo e até aqueles que são diretos no chão precisa de marcaçao também?

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  154. BOM DIA! ESTOU ESTUDANDO DESIGNER DE INTERIORES E GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUMA REGRA ESPECIAL, SOBRE O USO DE EXTINTORES DE INCENDIO, DENTRO DE LOJAS EM SHOPPINGS. AGRADEÇO A ATENÇÃO

    ResponderExcluir
  155. Tenho um duvida em relação a demarcação do extintor. A norma diz que tem que ser 1m², posso fazer assim: 1,37x0,73 = 1,0001? essa demarcação pode ser na parede com está no ultima imagem?

    ResponderExcluir
  156. Boa Noite,me chamo felipe obedecendo os parâmetros de 70cm de faixas vermelhas e 15 cm de amarela, no caso usando 2 extintores no mesmo local, de quanto seria a demarcação da área ?
    Aguardo o retorno, Obrigado.

    ResponderExcluir
  157. não precisa mais pintar o chão em are administrativa segundo a It 20

    ResponderExcluir
  158. não precisa mais pintar o chão em are administrativa segundo a It 20

    ResponderExcluir
  159. Bom dia! Como devo sinalizar 2 extintores juntos? Com 2 m²?

    ResponderExcluir
  160. Não foi bem explicitado a obrigatoriedade de sinalizar em solo de escritório...No meu ponto de vista, acho até ridículo. Sugiro uma palestra de conscientização a todos que trabalham na área do escritório, sem exceção, para deixar sempre, para sempre desobstruído, amém.

    ResponderExcluir
  161. Boa noite,em uma oficina mecânica qual modelo de extintores devo utilizar.?
    Boa noite Renato

    ResponderExcluir
  162. Bom dia!
    Gostaria de saber em caso de demarcação com fitas no solo se posso colocar alguns filetes no m
    eio do quadrado e fechar com a fita amarela?

    ResponderExcluir
  163. Boa Tarde td Bom Meu nome e Reginaldo Tec. segurança do trabalho porem novo na função em relação a demarcação do solo dos extintores, quando eu coloco o tripe só que esta desmarcado pela placa na parte superior é necessário demarca o chão tbm ou só a placa e suficiente na parede.

    ResponderExcluir
  164. Muito legal o seu site. Não tenho um amplo conhecimento sobre as ABNT's mas esse site me ajudou muito a conhecer sobre o assunto, digo que também que os comentarios dos seus visitantes e as suas repostas a eles me ajudram muito vlw.

    ResponderExcluir
  165. Quando o espaço no escritorio é pequeno pode-se colocar o extintor na parte de fora, dentro do alçance dos 10m.

    ResponderExcluir
  166. Bom dia,
    Dentro da marcação de 1m, posso ter mais de um extintor de cargas diferentes, porém com suas respectivas placas sinalizando?

    ResponderExcluir
  167. Boa Tarde
    Renato,moro em minas e gostaria de saber se existe alguma tabela para a instalações dos extintores, se é por metros quadrados ou por fluxo de pessoas

    ResponderExcluir
  168. Caro Neilton, a norma ABNT NBR 12693 dimensiona a quantidade de extintores de acordo com o risco existente. Também informa a distância máxima a ser percorrida até o extintor.

    Espero ajudar...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário