EXTINTORES DE INCÊNDIO

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Anel de Identificação de Inspeção do Extintor de Incêndio

Extintores de Incêndio - Fique de olho na inspeção do extintor comercial e residencial



Especialista no ramo explica recente Portaria do Inmetro sobre serviços de inspeção técnica e reparos nos extintores de incêndio. Uma das determinações diz respeito aos anéis de identificação externa de manutenção

“Quando você entrega o seu extintor de incêndio a uma empresa para fazer manutenção, não está entregando apenas um objeto, mas a segurança do seu patrimônio, da sua família, dos seus colaboradores. Se houver qualquer tipo de incêndio, e se o seu extintor não funcionar adequadamente, você, simplesmente, vai perder tudo o que construiu. Até a sua vida estará em jogo. É bom pensar nisso”, advertiu o comerciante Robson Pereira, proprietário da RPereira Extintores.


Robson Pereira adverte sobre cuidados que se deve ter ao enviar extintor para manutenção

Por se tratar de uma pessoa com amplo conhecimento sobre o assunto, a reportagem da Revista Sindpese o procurou para discutir sobre novidades acerca desses importantíssimos equipamentos de segurança. Sabe-se que desde 1º de janeiro deste ano, por meio da Portaria 206, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) determinou que os serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio somente deverão ser executados conforme os requisitos aprovados (Art. 4º). Cientificou, também, que as infrações aos dispositivos da Portaria e dos requisitos que aprovou sujeitarão o infrator às penalidades previstas na Lei 9.933, de 20 de dezembro de 1999 (Art. 6º).

Uma das novidades da Portaria 206 diz respeito aos anéis de identificação externa de manutenção, elementos de controle adicionados ao extintor de incêndio, com a finalidade de demonstrar que ele foi desmontado para realização dos serviços de manutenção. “Durante o serviço de reparo, é necessário retirar a válvula do extintor, substituir o pó velho por outro completamente novo, colocar um anel no gargalo do extintor e recolocar a válvula. Teoricamente, não haveria como colocar o anel identificador de reparos sem retirar a válvula, certo? Acontece que os anéis antigos eram lisos e sem ranhuras, o que facilitava fraudes. Usavam secador de cabelo para dilatar o anel e colocá-lo na válvula como se o extintor tivesse sido reparado”, explica Robson.



Fique atento: novo anel identificador de manutenção possui quatro linhas verticais e ranhuras

NOVIDADES NOS ANEIS

O antigo anel identificador de manutenção trazia o nome da empresa que fez o serviço e o respectivo ano. Agora, o Inmetro decidiu que não é mais necessária essa última identificação porque a cada ano o anel terá cor diferente. Para 2012, a cor é amarela. Além disso, o Inmetro criou um novo anel, com quatro linhas verticais de ranhuras. “Isso quer dizer que se hoje a pessoa for usar o secador, por exemplo, o anel vai quebrar ao invés de ser dilatado. A partir disso, a dificuldade para falcatruas aumenta”, destaca Robson.



Inmetro decidiu que a cada ano a cor do anel mudará. O amarelo representa 2012

Mesmo diante de todos os cuidados oferecidos pelo Inmetro, o empresário orienta verificar sempre se o anel possui algum tipo de colagem. “Se houver qualquer indicativo assim, quer dizer que o extintor não recebeu nenhuma manutenção”, alerta. “Muitas vezes, as pessoas estão mais preocupadas se vão gastar muito ou pouco na manutenção e acabam esquecendo de verificar se a empresa que vai fazer o serviço é confiável. Seguramente, afirmo que vão encontrar por aí preços milagrosos no mercado. Mas o que existe por trás disso? A possibilidade de não estar sendo feito absolutamente nada, exceto limpar externamente o extintor de incêndio. O Inmetro faz o possível e o impossível para controlar a manutenção do extintor com problemas, mas isso depende da consciência de cada um”, completa Robson Santos Pereira.

Por Alessandra Cavalcanti
Revista Sindpese
Fotos: Alessandra Cavalcanti









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário