EXTINTORES DE INCÊNDIO

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sinalização de Solo

De acordo com a ABNT, NBR 12693 de 1993, em seu item 5.3.5, a área mínima para demarcação de solo para extintores de incêndio, deverá ser de um metro quadrado, sendo um campo vermelho de 70 cm quadrado ladeado por faixas de 15 cm na cor amarela.

Cores: Vermelho Munsell 5R 4/14 e Amarelo Munsell 2,5 YG 9/14 ou 5Y 8/12

Infelizmente a revisão de 2010 da mesma norma não faz mais menção a sinalização de solo.
Por duas vezes, enviei e-mail para o CB-24 da ABNT abnt@abnt.org.br, que trata de Segurança Contra Incêndio questionando o assunto e não obtive retorno.

No Espírito Santo vale a Norma Técnica número 14 de 2010 do Corpo de Bombeiros Militar, que trata de Sinalização de Emergência,  item d "Sinalização de Equipamento de Combate a Incêndio e Alarme" fazendo alusão a área sinalizada em questão.


A sinalização de solo visa manter o espaço destinado ao extintor sempre livre para fácil acesso ao  mesmo.

Abaixo vemos o extintor perder espaço para planta ornamental.
Essa é uma das situações mais encontradas.


Mais obstrução...






98 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas!

Anônimo disse...

No caso de ambientes de escritório, com piso acarpetado, ainda assim é obrigatória a demarcação da área do extintor no chão?

Renato Brito disse...

Olá amigo anônimo...
É preciso sim. É geralmente em escritório que se tem mais problemas. Mudanças de layout frequente, invadem o espaço reservado ao extintor, que acaba muito das vezes, escondido atrás de uma porta, armário, e assim vai...
Pode-se usar adesivos no local, que é mais prático,rápido e evita o incômodo dos tradicionais odores de tintas.
No caso de ambientes acarpetados (é amigo, não tem saída), usa-se finos carpetes com a coloração da demarcação.
Lembrando que a demarcação não pode ser motivo de possíveis acidentes em decorrência de tropeções.

Abração e obrigado pela participação.

Anônimo disse...

Prezado Renato Brito, boa tarde.
Sou Tecnico de Segurança do Trabalho na area da Construção Civil e estou em uma obra que tem seu termino para Setembro e tenho atualmente mais de 50 extintores entre co2, po e agua.
Alguns ja estão com as cargas vencidas, mas nenhum deles com o teste hidrostatico vencido e tenho a incubencia de vende-los.
Pergunto o que preciso providenciar para poder vende-los?
Posso vende-los como sendo usados ou terei de vende-los como sucata?
Aguardo retorno.

Renato Brito disse...

Amigo anônimo...

Ofereça o lote de extintores a uma empresa que presta serviço de manutenção em tais equipamentos.
Só seria sucata se estivessem reprovados em teste hidrostático. Como nem foram submetidos ainda a teste, consegue vendê-los como usados tranquilamente.

Sucesso

Anônimo disse...

Olá!

Estamos fazendo as demarcações do solo de onde trabalhamos e não sabemos se existe uma medida correta. É certo 80 cm por 80.Essa medida existe?Qual a medida correta?

Renato Brito disse...

Oi amigão,

A NBR 12693 define como "área mínima", 1 metro quadrado, sendo 70 centímetros em vermelho e a faixa amarela com 15 centímetros.

Lembro que essa é a área mínima, podendo estender-se. Mantenha sempre a faixa amarela nos 15 centímetros.

Espero ajudar....

Márcio disse...

Amigo,

A NR 23 não fala mais da sinalização no solo. A NBR 12693:2010 também não.

Não precisa mais sinalizar o chão?

Grato.

Renato Brito disse...

Olá Márcio,

Infelizmente a nova redação da NR-23 vei mostrar o quanto se leva em consideração os programas de prevenção de emergência no Brasil. Sonhava com a atualização da NR-23, a começar pelo nome, que, acredito ser tratada como "Proteção e Combate a Emergência", não apenas incêndio. Nem isso aconteceu.
Com relação a sinalização, essa sim permanece, pois, os Corpos de Bombeiros mencionam em suas instruções técnicas e normas técnicas (IT ou NT de acordo com o estado).
Aqui no Espírito Santo prevalece a NT-14 do ano de 2010.

Link:

http://www.cb.es.gov.br/files/atividadestecnicas/normas-tecnicas/NT%2014-2010%20Sinaliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20Emerg%C3%AAncia.pdf

Caso de dúvida, acesse o site do Corpo de Bombeiros do seu estado para maiores esclarecimentos.

Abração e obrigado pela participação.

Att.

Renato Brito

Márcio disse...

Renato,

Obrigado pelos esclarecimentos. Concordo com você quando se refere à atualização da NR-23 - uma regressão no meu modo de ver.

Vou verificar aqui na Bahia se o Corpo de Bombeiros tem alguma instrução técnica sobre o assunto. Creio que não!

Obrigado e abraço,

Márcio

Luciano disse...

Prezado quanto a sinalização horizontal (piso), como o Marcio citou: a NR 23 não fala mais nada e vc comentou sobre as IT ou NT. A Bahia ainda nao possui legislação para incêndio. Como proceder?

Renato Brito disse...

Oi Luciano...
Amigão, sei que não é fácil.
Não havendo legislação local, tome como parâmetro as já existentes em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, que são modelos.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se nessa medida de demarcação pode ser colocado 2 (dois) extintores.

abraços

Simao disse...

ola gostaria de saber se a empresa que me fornece os extintores é obrigada a me fornecer a identificação dos mesmo, pois uma empresa que me forneceu os extintores não mandou ennhum adesivo de identificação!!!!!! obrigado

Renato Brito disse...

Alô Simão, tudo bem?
Obrigado não é.
Depende de como foi formatado o contrato com informação do pacote.
É interessante, ético e prático, que tudo fique claro no ato da compra. Se contempla suporte (obrigatório quando se trata de extintor novo), placa de sinalização de parede e sinalização de solo (raro).

Abração

Marcelo disse...

Pequisa no COSCIP que fala a respeito de sinalização de piso em área de extintor se vc for do estadao do RJ.

Marcelo disse...

Se for do estado do RJ ver COSCIP a respeito de demarcações de área de extintores, em caso de dúvida consulte no GOOGLE.

Renato Brito disse...

Oi Marcelo, tá valendo muito sua participação.
O COSCIP - Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico foi regulamentado em 1976 e vale para o Estado do Rio de Janeiro apenas como peso de LEI. E o resto do país? Já no Google, encontra-se realmente muita informação sobre sinalização de solo. Muitas erradas e muitas sem respaldo normativo, a nível de Brasil.

O que eu quero deixar bem claro, é reforçar que não temos atualmente nada mandatório, respaldo normativo que obrigue a sinalização de solo para extintores. A norma ABNT a NBR 12693 de 1993, fazia alusão a sinalização de solo para extintores. Sua revisão em 2010 trata praticamente de capacidade extintora e carga de incêndio. Em seus anexos, lamentavelmente não incluiu mais a sinalização.
Os Corpos de Bombeiros Militares estaduais cobram o cumprimento das normas e muitos tem as suas próprias que variam de estado para estado.
Já tentei contato via e-mail (abnt@abnt.org.br)com o CB - 24 da ABNT, que trata de Segurança Contra Incêndio e até hoje não obtive uma resposta esclarecedora sobre o assunto.
Vantagem para quem não se preocupa com extintor de incêndio e tampouco mantê-lo em local desobstruído.
Nosso problema são os constantes contatos de amigos de profissão, bombeiros, técnicos e engenheiros de de segurança, que nos questionam sobre o assunto e não temos algo concreto para passar.

É lamentável como as questões sobre segurança contra incêndio no Brasil ainda estejam neste nível.

Marcelo disse...

NBR 7195 Cores para segurança.

3.1.1 Vermelha
3.1.1.1 É a cor empregada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio, e sua localização, inclusive portas de saída de emergência. Os acessórios destes equipamentos, como válvulas, registros, filtros, etc., devem ser identificados na cor amarela.
Renato verifica no INMETRO se fala algo sobre demarcaçoes.

Anônimo disse...

OLÁ!
Gostaria de saber se para colocar um extintor no chão se precisa de suporte, e qual seria o ideal?

Renato Brito disse...

Precisa de suporte sim.
Pode usar o do tipo tripé, que é vendido nas lojas de empresas de prestação de serviços de manutenção e venda de extintores.

wagnercioe22@hotmail.com disse...

Boa noite Renato Brito meu nome é Wagner sou 2º Ten da Polícia Militar de Pernambuco, sou encarregado do almoxarifado da unidade onde trabalho, gostaria de saber sobre a marcação correta no chão e as cores, para se colocar um extintor no almoxarifado, como também a altura que o extintor deve ficar do chão, por favor me envie wagnercioer22@hotmail.com, boa noite e fica com Deus.

Hamilton Coelho disse...

Renato, muito legal o blog e os posts me ajudaram bastante.
Valeu mesmo.
HAmilton-Marinheiro

Giliard disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Por favor, onde encontro a faixa para demarcar o solo em Belo Horizonte?

Renato Brito disse...

Amigo, faça contato com empresas de manutenção de extintores de incêndio daí de BH, que eles te informarão.

Renato Brito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Viviane disse...

Renato, antes de tudo parabéns pelo seu blog.
Gostaria de saber se o extintor pode ficar direto no chão? Onde há extintor e hidrante obrigatóriamente tem que haver demarcação? E essa seta que vc cita, é obrigatória tb? Precisa ter aquela sinalização de parede com a imagem do extintor ou algo parecido. Obrigada

Anônimo disse...

Ola Renato me responde uma coisa a NR23 não menciona nada mais sobre a demarcação no solo para extintores e conforme vc citou CB aplica a NT-14/2010 então pq o proprio CB após uma vistoria libera uma local sem exigir a demarcação do solo para extintores, digo isso pq aconteceu na minha empresa.

Renato Brito disse...

Oi Viviane, obrigado pela participação.
Realmente as demarcações são recomendações dos Corpos de Bombeiro Estaduais (confira o site dos bombeiros de seu estado). A placa (seta) de parede também é obrigatória e tem que ser fotoluminescente (visível no escuro).

Caso de dúvidas, faça contato.

Abração...

Anônimo disse...

bom dia, eu trabalho em uma empresa, sou um colaborador da CIPA e da BRIGADA de INCENDIO, minha duvida é a seguinte: no caso aqui é loja no TERREO e o estoque é no PISO SUPERIOR, alem de sinalização de extintores na parede é necessario fazer demarcação em solo?

desde ja agradeço!!!

Renato Brito disse...

É necessária a demarcação de solo para evitar obstrução do extintor.

Anônimo disse...

Bom dia.
Gostaria de saber se é obrigatorio fazer a demarcação do extintor. Aqui no estado de Santa Catarina

Anônimo disse...

Bom dia.
Gostaria de saber se é obrigatorio fazer a demarcação do extintor. Aqui no estado de Santa Catarina

Daniel N. Rohde disse...

Ótimo texto e melhor ainda os esclarecimentos das perguntas Renato.
Parabéns

Anônimo disse...

Boa tarde Renato
Por favor, qual é a medida correta para demarcação?

Obrigada
Ana Paula

Renato Brito disse...

Oi Ana Paula, obrigado pela participação.
Como exposto acima, a área deverá ser de um metro quadrado, sendo um campo vermelho de 70 cm quadrado ladeado por faixas de 15 cm na cor amarela.

Anônimo disse...

OLA BOA TARDE QUERIA SABER O SEGUINTE O EXTINTOR CO2 ELE É MARCADO DA SEGUINTE FORMA PISO AMARELO E BORDAS VERMELHAS ESTA CORRETO ISTO ?

Renato Brito disse...

Amigo anônimo...
Conforme mostrado na foto título desta postagem, a demarcação de solo para extintores de incêndio possui um campo vermelho (cor segurança ou munsell) de 70 centímetros quadrados, tendo as suas quatro extremidades faixas amarela (cor segurança ou munsell)com 15 centímetros.

Obrigado pela participação

Guilherme disse...

amigo, para estintores de parede também se faz obrigatória a sinalização no solo?

Renato Brito disse...

Ok Guilherme,

Independente de extintor de incêndio com suporte de parede, suporte tipo tripé ou sobre rodas (carreta), todos deverão possuir sinalização de solo para evitar que os mesmos sejam obstruídos e tenham o seu acesso dificultado.

Anônimo disse...

Renato, boa tarde.

Mesmo o aparelho de extintor estando no tripé, é preciso colocar a sinalização no chão?

Obrigada, Jociana.

Renato Brito disse...

Respondido no comentário acima (26/07), obrigado...

Anônimo disse...

PODER SER AMARELO NO MEIO E VERMELHO NAS BORDAS?

Renato Brito disse...

Negativo...
O correto são bordas amarelas e campo central vermelho.

Alvaro disse...

Bom dia!

Renato parabens pelo blog consegui tirar bastante duvidas.

Obrigado pela força.

Ivan disse...

Ola,

Meu nome é Ivan, sou técnico em Segurança do Trabalho e sou novo na área gostaria de saber a respeito de guarda-corpo, pois onde trabalho há guarda-corpo porém eles são móveis e o pessoal tem o hábito de tira-los para facilitar o trabalho. Quero saber se posso mandar fazer um ferrolho ou algo do genero para fixa-los e permitir a remoção dos mesmos apenas para colocar materiais.

Renato Brito disse...

Oi Ivan, obrigado pela participação...
Lembro que guarda corpo é (EPC) equipamento de proteção coletiva, ou seja, é para proteção da força de trabalho, e não de apenas um indivíduo. Dependendo do tipo de trabalho ele servirá para fixar o talabarte do cinto de segurança, quando em trabalho em altura. Entendo quando o guarda corpo é móvel é porque o risco existente é temporário. Não sendo temporário tem que ser fixo, para a segurança de todos. Não sei se é o seu caso, mas, há a norma da ABNT NBR 14718, que trata do assunto. Ela te dá embasamento legal para cobrar da "chefia" e força de trabalho.

Espero ajudar

Camila disse...

Renato, muito legal sua pagina! Esta tirando varias duvidas.
Pode por favor me responder se deve ter a sinalização amarela também? Na empresa onde trabalho a area do extintor é apenas vermelha.
Obrigada!

Renato Brito disse...

Oi Camila, obrigado pela participação e desculpa pela demora no retorno.
Esclarecendo: aqui no Espírito Santo nos embasamos na norma técnica do Corpo de Bombeiros do Estado, a NT-14 de 2010, que trata de "Sinalização de Emergência". Nela está bem clara que a sinalização de solo para extintores deverá seguir as dimensões e colorações descritas conforme desenha acima.

Espero ajudar...

Att.

Renato Brito

Anônimo disse...

Conforme nova regulamentação da NBR, não há mais necessidade de demarcação de solo para extintores em áreas administrativas (escritórios, lojas, galerias e shoppings), somente permanece para a área industrial

Renato Brito disse...

É lamentável...Com a demarcação ainda encontramos extintor obstruído e com a "não" necessidade de demarcação, acontece o que vemos sempre em lojas, escritórios, galerias, shoppings...extintores totalmente escondidos.
Os donos de estabelecimentos se agarram a essa "não" necessidade, enxergando apenas os custos com tinta e mão de obra, esquecendo a real necessidade de tornar o acesso ao extintor facilitado.

Ivete disse...

Bom dia!

Meu nome é Ivete,trabalho na função de Téc.Seg.Trabalho, trabalho em uma construtora onde possui várias obras, onde o estoque central de EPIs fica no escritório estou encontrando dificuldade em controlar o estoque, gostaria se possivel me orientase qual é a melhor forma de controle nessa situação, ou se possivel me enviase uma planilha de controle. Grata
Gostaria de saber

Renato Brito disse...

Oi Ivete, tudo bem?

Olha, busque no GOOGLE que você encontra de tudo sobre controle de EPIs, inclusive planilhas que com certeza vão te atender.

Abração e Sucesso

Victor Augusto disse...

Bom dia!
Meu nome é Victor e trabalho em um escritóiro, gostaria de saber se é verdade que para cada cômodo do escritório deve haver um extintor e se for falso, quantos extintores eu devo ter?

Renato Brito disse...

Alô Victor, tudo bem contigo?
A norma ABNT NBR 12693 estabelece que uma área inferior a 50 m2, pode-se usar apenas uma unidade extintora. Não sei se você se enquadra.
Em se tratando de escritório, a carga de incêndio predominante envolve papel e madeira. 01 extintor de incêndio de água pressurizada 10 litros te atenderia, lembrando que em se tratando de risco baixo, a distância máxima a ser percorrida até o extintor é de 25 metros.

Espero ajudar...

Anônimo disse...

Bom dia, sou técnico de segurança do trabalho em uma panificadora e gostaria de saber se essa informação de não haver necessidade de demarcação do solo em área administrativa é real, teria como me passar a fonte ?
Grato, Michel Nunes.

WADSON disse...

Ola, atualmente fiquei incubido de verificar as areas de demarcacoa dos extintores(solo) em um deposito de mercadorias. Incrivel como as pessoas nao entendem a importacia dessas areas livres.Hoje me deparei com uma cena incrivel.As funcionarias da limpeza da loja, foram jogar o lixo fora, e passam por dentro do deposito.Ao deparar com o portao trancado, amontoaram os sacos plasticos na area demarcada para o extintor.Incrivel foi o trabalho delas em ocupar somente a area vermelha,deixando a linha amarela desobstruida. Pessoal, nos ajudem a salvar vidas.

Anônimo disse...

gostaria de saber se é preciso sinalizar local de extintor tipo carreta no chão e na parede , ou só uma dessas sinalizações basta

Renato Brito disse...

Afirmativo...
A sinalização de solo é para evitar obstrução do acesso ao extintor e a sinalização de parede é para o usuário visualizar o extintor à distância e identificar o tipo de agente para a classe de incêndio específica.

Renato Brito disse...

Meus amigos prevencionistas...

Lembro que a sinalização dos extintores de incêndio é necessária.
É justamente em ambientes como escritório que na maioria das vezes há a obstrução. Armários, plantas, impressoras, mesas, estão sempre dificultando o acesso, quando muitas das vezes acabam por escondê-los. Eu como TST e bombeiro civil, em todas as empresas em que trabalhei consegui juntamente com a equipe de prevenção e combate a emergência, implantar as sinalizações até mesmo em área administrativa.

Abraço à todos

Anônimo disse...

Prezado Renato, o quadrado vermelho de sinalização de segurança, de 70cm precisar ser realmente preenchido ou uma fita adesiva cumpre a função? E como fica os pisos em granito de shoppings e prédios comerciais e de escritórios, a fita adesiva é uma solução ou se precisa pintara o granito de vermelho e amarelo?

Anônimo disse...

Prezado Renato, sou técnico de segurança de uma Universidade e recebi uma fiscalização do MEC, onde me foi apontado pelo vistoriador que, não se aplica mais extintores nas paredes, somente no solo. Fiquei numa duvida e fui pesquisar, não encontrei nada referente a isso e na coscip aqui do RJ, não foi alterada. Gostaria de saber de ti, se foi mudado alguma coisa na ABNT ou algo do tipo, pois estou consultando os amigos TST e até agora, não obtive respostas.
Um abraço.

Renato Brito disse...

Prezado TST, trabalho na indústria de petróleo e recentemente fomos vistoriados pelo CBM do Estado do Espírito Santo e não houve questionamentos sobre extintores fixos em suporte de parede.
Ao contrário, fizeram apenas alusão sobre a altura da placa de sinalização de extintor em parede que deve ser de 1, 80 m. Logo, não procede a obrigatoriedade de instalação no solo.

Atenciosamente

Renato Brito

Anônimo disse...

ola dr.renato brito,tudo bem?Geralmente pouco abro a internet pra navegar,mas li os questionamentos acima,e confesso que gostei muito do seu blog,tem muita coisa interessante.Estou fazendo o curso de tst,e estou terminando.Segundo li no artigo do "anonimo" acima,não existe nenhuma lei ou base legal que proíba a instalação de extintores somente nas paredes,somente nos tripes.Aqui no estado do Parana,eles ainda pedem que coloquemos na altura de 1.60cm,porque se deixar no solo,alguma criança pode romper o lacre,destravar e acionar o extintor.Como é o MEC que manda,é melhor fazer o que eles pedem,mas fazendo uma atas com um termo de responsabilidade de que o vistoriador do MEC,esteja ciente de que está seguindo as ordens dele,e não esta seguindo as normas exigidas do CB local.Se fosse eu,faria isso,agora,se estiver errado de acordo com esse procedimento,desculpe-me..
ass:Alberto-Maringa

Renato Brito disse...

Amigos, vamos para a Instrução Técnica número 21 do ano de 2011 (bem atual), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo.

Em seu item 5.2 Instalação (Extintores):

5.2.1 Extintores portáteis

5.2.1.1Quando os extintores forem instalados em paredes ou
divisórias, a altura de fixação do suporte deve variar, no má-
ximo, entre 1,6 m do piso e de forma que a parte inferior do
extintor permaneça, no mínimo, a 0,10 m do piso acabado.

5.2.1.2 É permitida a instalação de extintores sobre o piso
acabado, desde que permaneçam apoiados em suportes
apropriados, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m
do piso.

Não há o que discutir: são aceitos instalações em parede e sobre o piso.
Se bem que as legislações dos Bombeiros variam muito de estado para estado, mas, essa condição de instalação é básica para todos.

Abraço aos Amigos Prevencionistas

Renato Brito

Anônimo disse...

Boa tarde, trabalho em um escritório e estou fazendo o curso tst e reparei alguns detalhes na empresa que eu trabalho,pois a mesma tem muita coisa que não ajuda o trabalhador em acidentes ex. vidro de mesa rachado,portas de vidros sem adesivo de entrada e saida,por sinal clientes ja bateram de frente e nada se resolveu,em epoca de chuva ele quer usar de td jeito na entrada da empresa um pano de chão,mais sei que é perigoso,pois temos clientes velinhos e deficientes os donos sabem disso e nada querem resolver,pois ja fiz a minha parte e nada deles.o que deve fazer?

Anônimo disse...

A fita adesiva substitui a pintura no chão para extintor de parede ?

Renato Brito disse...

A fita simplesmente não. Tem que ser o quadrado com as medições padrão, podendo ser adesivado.

Anônimo disse...

qual é a medida p/ coloca extintor no chão e altura.

Anônimo disse...

Bom dia Sr Renato.

Meu nome é DAMIÃO, BOMBEIRO CIVIL RJ.
Gostaria de saber se é de forma legal, o profissional BOMBEIRO CIVIL, poder pintar as demarcações dos extintores, hidrantes, caixa preventivas E também fixar suportes nas paredes para extintores, macas ? para evitar entrar em áreas como da infraestrutura que tem profissionais que realizam esta atividade, dentro da Empresa que trabalho. damiaorocha@oi.com.br

Renato Brito disse...

Alô Damião, obrigado pela participação...

Não vamos ter tanta preocupação com o fato de poder ou não poder realizar a pintura. A sinalização tem que existir. É sabido por todos que o bombeiro é um cidadão focado em emergência, mas nada impede que faça a pintura. Vai depender muito da empresa em que ele trabalha e se há profissional do ramo.

Tudo que é equipamento de emergência tem que ter o controle pelo bombeiro ou alguém ou equipe de SMS. Todas as atividades que você listou são trabalhos de bombeiro. Se a sua empresa possui equipe para tais serviços, não há problema. Só lembrar que devem ter conhecimento técnico com relação a altura da sinalização e suporte para fixação do extintor.

Abração

Eduardo disse...

Olá !

Qual o padrão em metros que o extintor deve ficar distante do solo ?

Desde já, obrigado!

Anônimo disse...

bom dia gostaria de saber se não for feito a sinalização no local o que acontecer .

Renato Brito disse...

O Corpo de Bombeiro poderá não liberar a regularização para funcionamento do empreendimento e/ou evento...

roberto reis guterres disse...

Boa tarde renato..
é nescessario haver estintor nas dependencias do gerador , aqui no estado do RS?

Renato Brito disse...

Olá Roberto,
O gerador de energia é alimentado por óleo diesel, logo, se faz necessário a proteção por extintor de incêndio.

Anônimo disse...

QUAL A NR QUE FALA SOBRE EXTINTORES

Renato Brito disse...

Caro anônimo...
Não há NR específica para extintores de incêndio.
A nova NR - 23 não especifica maiores informações como a antiga, que detalhava agentes extintores, classes de incêndios e outras situações.
Há as normas ABNT NBR15808 e NBR 15809 que tratam de extintores portáteis e extintores sobre rodas, respectivamente.
Há ainda a NBR 12693 que trata de proteção por extintores de incêndio.

alexandre disse...

Bom dia gostaria de uma ajuda tenho de demarcar todos os extintores e pelo que entendi todos devem ser demarcados os que estão acima de 1,20 e oas que estão no chão é isto ? e dizem que tem de ser 70cm amarela e 15 vermelha e outro restante?

Renato Brito disse...

Positivo Alexandre...
O objetivo da demarcação é a de evitar que o acesso ao extintor esteja obstruído.
O campo interno deve ter 70 cm na cor vermelha e a externa 15 cm na cor amarela.

Lucas Cardoso disse...

Bom dia!
Renato Brito,
Eu sei que a demarcação do extintor é de 1x1, e 70 cm na cor vermelho e 15 cm na cor amarela
Mais eu gostaria de saber se na demarcação do extintor se eu posso pintar as bordas de preto. Se não por que??

Renato Brito disse...

Lucas...
Esse é o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas e dos Corpos de Bombeiros...

alexandre soares do nascimento Soares disse...

boa tarde é necessário demarcar o extintor 23 , o que tem as rodas?

Renato Brito disse...

Alô Alexandre...

Extintores sobre rodas (NBR 15809) também deverão possuir demarcação de solo.

alexandre soares do nascimento Soares disse...

vc tem algumas exemplos para serem colocados no blog, fotos? abraços me camarada e tudo de bom para vc.

Renato Brito disse...

Alexandre,

Busque no Google imagens sobre sinalização de solo para extintores.

Atenciosamente

Renato Brito

alexandre soares do nascimento Soares disse...

olá ,bom dia me dê um exemplo de uma fita de solo para demarcação e tenho duas salas que são todas em carpetes,como devo proceder? pode me ajudar? tem algum, exemplo? abraços!!!

Renato Brito disse...

Alô Alexandre, há sinalização de solo para extintores em forma de tapete, carpete e em vinil. Fita não é recomendado.

Você encontra fornecedores no Google.

Anônimo disse...

Renato, Boa tarde!

Quero ministrar treinamento de Princípios de combate a incêndio, só que tenho que dar a prática também, correto?
Se possível, teria como me ajudar a como dar esta prática, que material utilizar, qual recipiente, enfim...uma ajuda mesmo.

Obrigado.

t.vidigal@hotmail.com

Renan gatinho gatinho disse...

Renato, boa noite!

eu trabalho em uma pequena empresa aqui em brasília e temos na faixa de 54 extintores sem marcação nenhuma no chão apenas na parede com placas fluorecentes, sendo assim queria saber com você se é necessário marcar o chão, qual é a medida e as cores da fita.

obrigado.

Anônimo disse...

Olá Renato,
Pergunta : Tenho um extintor na parede, com a altura e marcação no solo conforme as normas. Posso colocar, em frente ao extintor, mas fora da área demarcada, um vaso de pequeno porte que não prejudica a visão do mesmo ? Obrigado pela ajuda

Marcel

Renato Brito disse...

Amigo anônimo...
O vaso de "pequeno porte" não prejudicará a visão do extintor, mas, com certeza atrapalhará o acesso ao mesmo em caso de necessidade.

Atenciosamente

Renato Brito

Anônimo disse...

Sou tecnico em segurança do trabalho e estou fazendo as demarcações no piso de um refeitório, estou fazendo usando fita adesiva na cor padrão, porem a fita se souta do piso e não fixa o que fazer?

Renato Brito disse...

Há no mercado demarcação em vinil que pode ser colada no chão e com alta resistência. Pode fazer também plotagem. Outra opção pode ser uma espécie de tapete anti-aderente, e em último caso vem a pintura de solo.

Atenciosamente

Renato Brito

adão Rdorigues disse...

Desculpe se a pergunta que vou fazer já foi respondida, mas qual a altura minima do piso até o início do corpo do extintor extintor? A Nr 23 não cita. Por exemplo eu posso fixar um extintor a apenas 30 cm de altura.

Carlos Alberto disse...

cuidado!!! a medida correta é de 1metro quadrado e a altura é de 1metro e vinte centimetros ok
TST Carlos Alberto

Renato Brito disse...

Senhores,

A NBR 12693/2013 em 5.7 diz: os extintores portáteis devem ser instalados nas seguintes condições:

a) sua alça deve estar no máximo a 1,60 m do piso; ou
b) o fundo deve estar no mínimo a 0,10 m do piso, mesmo que apoiado em suporte.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário