EXTINTORES DE INCÊNDIO

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Antecessor do Extintor

Fire Grenade / Granada de Fogo


                       O antecessor do extintor de incêndio

As granadas de fogo (fire grenade) tiveram sua origem na Inglaterra, no século 18.

Feita através de uma garrafa de vidro fino e frágil, eram jogadas ao fogo para extinguí-los. Numa época em não existiam extintores de incêndio, as granadas eram a solução. De fácil manuseio eram usadas em residências, hotéis, fábricas, escolas, trens e outros edifícios comerciais.

Vários líquidos foram usados e o mais eficaz foi o Tetracloreto de Carbono. Porém descobriu-se que o produto quando inalado, causava sérios problemas respiratórios, sendo substituído por água salgada,

A primeira patente americana de granada de fogo foi concedida a Alanson Crane, por volta de 1870, tornando-se popular nos Estados Unidos. Seu uso deu-se até por volta de 1910, quando as mesmas foram gradualmente substituídas pelos tradicionais extintores de incêndio fabricado em metal que conhecemos.

Muitas granadas foram seladas com uma rolha de cortiça e cimento, evitando que o líquido escapasse. Algumas possuíam um laço no pescoço para serem penduradas. Alguns fabricantes as vendia em uma cesta de arame.

Entre 1900 e 1920 passaram a ter suportes. Alguns funcionavam até automaticamente, quando fixado em local estratégico ao equipamento/material a ser protegido, um suporte com dispostivo de mola e um elo fusível, que com o calor das chamas derreteria, fazendo com que a mola fosse de encontro ao corpo de vidro, quebrando a garrafa, liberando o líquido para combater o fogo. Nessa época eram acondicionadas em caixa de metal, como a Stop Shur Kit, que continha seis granadas.

Harden Extintor Company of Chicago foi um dos mais famosos fabricantes das granadas de mão, com até 1,5 litros de líquido extintor. Sua coloração era azul cobalto.

Outro grande fabricante foi Hayward’s Fire Grenade, em Nova York, com suas garrafas nas cores azul, verde e laranja.

Babcock fabricou a chamada Hand Grenade Babcock, onde o líquido não congelava em baixas temperaturas.

Produtos como bicabornato de sódio e cloreto de amônia e até mesmo areia, também foram usados como agentes extintores.

Muitos foram os fabricantes e entre eles podemos citar Harden, Hayward, Babcock, Harkness, Little Giant, Comet entre outros.

Hoje essas garrafas são encontradas em antiquários e algumas delas chegam a custar U$ 2.000.


Um comentário:

Mauro Antunes disse...

Olá Renato como vai, andei navegando em sua página e gostei muito do que encontrei. Parabéns!
Lembro que você já esteve em meu blog e até postou uma mensagem, por isto estou retribuíndo.
Seu aservo é muito bom!
Afinal este nicho de mercado é muito carente de informações.
Sucesso!

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário