EXTINTORES DE INCÊNDIO

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Classes de Incêndio


Essas são as classes de incêndio de acordo com a NFPA:

Classe A: Fogos que envolvem combustíveis sólidos como madeira, tecidos, borracha, papel e alguns tipos de plástico.


Classe B: Fogo envolvendo combustíveis líquidos ou sólidos que podem se tornar líquidos tais como derivados de petróleo, óleos, tintas, resinas e algumas ceras e plásticos, não envolvendo gorduras ou óleos de cozinha.

Classe C: Fogo envolvendo equipamentos elétricos energizados.

Classe D: São incêndios que envolve, alguns metais e com certa forma de apresentação que exigem para sua extinção agentes especiais. Dentre os metais combustíveis há os pirofóricos tais como: sódio, potássio, lítio, césio, e algumas ligas não auto-inflamáveis tais como: magnésio, titánio, zircónio, etc.

Classe K: Fogos envolvendo materiais líquidos e sólidos como óleos e gorduras de substâncias comestíveis tendo como exemplo de ambiente as cozinhas industriais. Esta norma passou a vigorar em 1999 pela NFPA e ainda não é muito conhecida.


Na Europa e Oceania há o acréscimo de mais uma classe de incêndio:

Classe E: São incêndios que envolvem materiais radioativos e químicos, cujos riscos acrescem aos do próprio incêndio exigindo do brigadista um maior conhecimento e um fator maior de proteção.


Caso precise de recarga de extintores é só entrar em contato com a Angare no site


8 comentários:

FAGNER MELO GONÇALVES BOMBEIRO CIVIL disse...

SHOW DE BOLA CONHECIMENTO POIS COMO SE DIZ: BOMBEIRO BURRO É BOMBEIRO MORTO VALEU TKS PARA TODOS OS BRAVOS E O PISO DEVERIA SER NO MINIMO DE 3.000 REAIS ISTO É UMA VERGONHA PARA O PAIS!!!

Anônimo disse...

Muito legal.. estou me formando em Seguraça do Trabalho e acho de suma importância a aquisição de tais informações.. Parabéns pelo gif ali em cima também.. Bem legal xD

Anônimo disse...

Olá,

Na classe C: está dizendo que é fogo envolvendo gases inflamáveis, tais como o gás natural, hidrogênio, propano, butano.

Porém na ilustração pouco abaixo e assim como outras fontes de informação sobre incêndio diz que classe C é para equipamentos elétricos.

precisa de uma correção quento a isso para melhor esclarecimento?

Anônimo disse...

muito bem , todas classes de incendios bem claras e objetivas.

Anônimo disse...

eu estagiario brigadista gostei das esplicasoes das classes de incendios muito legal

Anônimo disse...

E de suma importância termos conhecimento , pois os improvaveis acontecem e saber lidar com eles muitas vezes e vital.

Unknown disse...

Oque está acontecendo que muitas empresas têm a classe de incêndio k ,e na hora de fazer entrevista ,eles querem que o bombeiro civil tenha bastante conhecimento nessa classe ,e manuseio do agente extintor,eles questionam se vc sabe qual produto químico tem o extintor classe k

Unknown disse...

o que significa NFPA?

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário